O Ministério do Meio Ambiente lançou hoje (4) um livro com mais de 600 espécies de animais ameaçados de extinção.
A publicação, chamada de Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, foi elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas.
De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a primeira lista de animais em extinção, feita em 1989, continha 218 espécies ameaçadas, enquanto no livro lançado hoje estão contabilizadas 627 espécies.
A lista anterior, no entanto, não incluía os peixes, que fazem parte da relação atual.
“Temos que correr atrás do prejuízo criando novas unidades de conservação, defendendo o habitat dessas espécies, defendendo sua cadeia alimentar, fazendo mais pesquisa, em suma, combatendo a degradação desenfreada”, afirmou o ministro.
Entre os biomas que têm o maior número de espécies ameaçadas estão em primeiro lugar a Mata Atlântica, seguida do errado e da zona costeira e marítima. Para reverter esse quadro o ministro afirmou que é necessário criar corredores de proteção, combatendo o tráfico e fazendo campanhas nas escolas.
Minc quer que cada unidade de conservação ambiental tenha um exemplar do livro vermelho e disse que vai conversar com o ministro da educação, Fernando Haddad, para que a publicação também seja distribuída nas escolas da rede pública.”
Curiosidades sobre animais em extinção
O Brasil possui um ecossistema extremamente diversificado. São inúmeras as espécies que podem ser encontradas em território nacional. Elas estão espalhadas pela Amazônia, pantanal, mata atlântica, dentre outras regiões.
Porém, algumas dessas espécies correm o risco de desaparecer literalmente. É que a lista de animais em extinção está aumentando cada vez mais, devido ao desmatamento, a caça, e outros fatores. Confira abaixo, a lista contendo alguns dos animais que estão ameaçados de extinção aqui no Brasil.
Um assunto que ainda é um fator muito preocupante é a situação não só do Brasil, como do planeta em relação a extinção da fauna e da flora. As causas da extinção são as mais diversas como destruição de seu habitat ( na maioria das vezes causada pelo homem ), falta de alimento, fatores genéticos, dificuldade de reprodução, modificações em seu ambiente.
De uma maneira ou de outra temos a certeza que o grande culpado disso acontecer somos nós próprios, os seres humanos, e o mínimo que podemos fazer é tentar ajudar a preservar, tomarmos consciência e fazer com que outras pessoas tomem também.
Denunciar é o primeiro passo, por ai vemos muitas pessoas que de forma ilegal adquire todos os tipos de animais que vão de aves, mamíferos, répteis, invertebrados e outros. Muitas vezes esses animais são vendidos muito barato, eles sofrem muito em todo trajeto, desde quando tirados da natureza até chegarem a seu destino, com sorte chegam vivos, mas ainda assim a chance de sobreviverem é muito pouca. já que não estão em seu habitat de origem.
O projeto Enciclopédia da Vida trará informações sobre todos os animais, porém, ainda está bem no início e conta com ajuda de cientistas e até amadores.Será realmente uma grande chave eletrônica que contribuirá com muitas coisas como pesquisas e até mesmo estudos avançados sobre cada espécie. Para acessar e dar uma conferida entrem http://www.eol.com.br
Precisamos de incentivo, nos unirmos com um propósito de acabar ou diminuir em números expressivos esses quadros de extinção e sei que podemos é só acreditar e fazer por onde!
do chegado sequer a ser identificadas pelo homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário